Os benefícios de um ensino em tempo integral

1 de fev de 2012. Categoria(s): Educação

O ensino integral nas escolas pode fortalecer e muito a educação do país. Que isso é fato, todos sabem. Afinal, são as crianças permanecendo por mais tempo dentro das salas de aula e com mais oportunidades de competir para um futuro promissor.

De acordo com a professora da Escola Paulina Gaya, Silvana Mendes, do município de Navegantes (SC), em entrevista exclusiva para o Blog Sala dos Professores, existem mais vantagens do que empecilhos para o ensino integral. “Os alunos terão mais oportunidades enquanto estiverem dentro da escola, uma alimentação balanceada, orientação de higiene, acesso a jogos, livros e etc., ao invés de estarem na rua no período em que os pais estão trabalhando”, comenta. “Se na minha escola tivesse espaço físico, eu mesma me candidataria para ficar no horário de almoço com eles”, acrescenta.

Porém, Silvana diz que para o projeto ser eficaz, é fundamental que as escolas tenham espaços físicos e professores disponíveis para atuar durante o período de almoço. “Precisamos de espaço físico e professores qualificados e disponíveis para atuarem nos horários de almoço, certo? Eu acho que é só isso mesmo que poderia impactar o desenvolvimento do projeto turno integral”, aponta.

Na cidade de Mogi das Cruzes (RJ), por exemplo, de acordo com o prefeito, Marco Bertaiolli, em reportagem publicada no site de notícias Correio do Brasil, com o surgimento do Programa Escola de Tempo Integral, a procura por vagas aumentou de forma gradativa. “Melhoramos a oferta e consequentemente, cresceu o número de mães que nos procuram em busca de vagas”, diz. Bertaiolli afirma, ainda, que o município oferecerá a mais de 15 mil alunos aulas em tempo integral e que os benefícios vão além dos alunos. “É melhor ainda para as mães que podem trabalhar tranquilas sabendo que seus filhos estão bem cuidados, alimentados e recebendo educação de qualidade”, salienta.

Participe!
Você, professor, concorda que o espaço físico e disponibilidade de professores são os principais problemas para as escolas não oferecerem aulas em tempo integral?

Compartilhe o artigo acima:

Comente:

Sala dos Professores, blog dedicado a notícias sobre educação, novidades e informações do Programa Urânia

GEHA Sistemas Especialistas - Todos os direitos reservados. Tema original de WpThemesForYou.